O Rebu, a qual teve o título provisório de A Festa, foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de novembro de 1974 a 11 de abril de 1975, às 22h, substituindo O Espigão e sendo substituida por Gabriela. Escrita por Bráulio Pedroso, foi dirigida por Walter Avancinie Jardel Mello, com supervisão de Daniel Filhoe contou com 112 capítulos. Os desenhos da abertura foram criados pela artista plástica Marguerita Fahrer [ 1 ]e animadas por Cyro Del Nero. [ 2 ]Era comum na época um texto narrado durante as cenas dos próximos capítulos, a desta telenovela era:"Festa, rebu, rebuliço... crime. O rebu. A vida de cada um. A culpa de todos!"
A estreia da telenovela marcou a integração da rede nacional da Rede Globo, já que na época havia atrasados na apresentação dos capítulos das novelas entre as praças como São Pauloe Rio de Janeiro, onde os capítulos exibidos em São Paulo já tinham sido exibidos dois dias antes no Rio de Janeiro. A Rede Tupifoi a primeira emissora a uniformizar sua programação em rede nacional, a partir de 1 de julho de 1974, com a estreia da novela A Barba Azul. Na Globo, isso aconteceu logo em seguida, com a estreia de O Rebu, em 4 de novembrode 1974. [ 3 ]
A novela foi reapresentada entre 5 de marçoe 29 de junhode 1984, às 22h15, exibida pela TV Globo Brasília e todos os seguintes estados, em versão compacta de 85 capítulos, de segunda à sexta-feira.Agora,a emissora decidiu fazer um remake!E já no próximo dia 14 a trama estreia!