Belo Horizonte, 26 jun (EFE).- O técnico do Chile, Jorge Sampaoli, suspendeu por cerca de 15 minutos o treino de sua seleção nesta quinta-feira devido à presença de um helicóptero da TV Globo, que sobrevoou durante dois minutos o campo onde a equipe treinava em Belo Horizonte.
A aeronave fazia imagens do treino para o canal SportTV, e sua presença irritou Sampaoli, que decidiu interromper a atividade realizada na Toca da Raposa II.
Fontes da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) afirmaram que a emissora pediu desculpas pelo episódio.
O lateral Mauricio Isla minimizou o incidente e declarou que o mais surpreso foi Sampaoli, que “trabalhava tática e não queria que a equipe adversária (Brasil) soubesse como” os chilenos vão jogar.
Na entrevista coletiva posterior ao treino, o jogador da Juventus encarou o acontecimento com humor: “Tentamos acertá-lo (o helicóptero) com a bola, mas não conseguimos”. EFE
A imprensa mundial repercutiu a espionagem da Globo:
No Publico, de Portugal:
Chile queixa-se de TV Globo espiar treino da selecção
O segredo tem sido uma das estratégias da selecção do Chile. O treinador Jorge Sampaoli faz quase todos os treinos longe dos olhares de adeptos e jornalistas e não permite a mínima intrusão. Na quinta-feira, o seleccionador interrompeu o treino por 20 minutos, quando um helicóptero da TV Globo sobrevoou o relvado onde a selecção treinava, antes do embate dos oitavos-de-final com o Brasil, agendado para sábado (17h).
Segundo o El País, a federação chilena apresentou uma queixa formal à TV Globo por espionagem. E a Folha de São Paulo acrescenta que os responsáveis chilenos ameaçaram vetar a entrada de jornalistas brasileiros nos trabalhos da selecção, que só foram retomados na quinta-feira, depois de a rede Globo se ter comprometido a não utilizar as imagens recolhidas pelo helicóptero.
(…)